@O PoDeR Da MAGIA @

Subtitle

                                     @ Mezinhas Caseiras @

Mezinhas  – Dicionário de mezinhas e receitas tradicionais

 

Mezinhas.

O que é?

Mezinhas são receitas caseiras, feitas de acordo com sabedorias populares ancestrais, que se acredita possuírem propriedades altamente benéficas e por vezes descuradas pela medicina convencional.

O termo «mezinha» advêm do latim «medicina», que significa: remédio.

As mezinhas, são por isso remédios da «medicina» popular, ou da medicina hoje em dia tida como «alternativa»

                                                                                

 

Receitas tradicionais para a beleza

Amaciador Natural para o cabelo - esta máscara é aplicada antes da lavagem e confere maciez ao cabelo.

   Ingredientes - 1 iogurte natural

   Retire o iogurte do frigorífico uns 10 minutos antes de ser utilizado. Espalhe o iogurte sobre o cabelo seco, massajando o couro cabeludo para que ele fique bem entranhado. Envolva a cabeça com uma toalha e espera-se 15 minutos. De seguida lave o cabelo normalmente tendo o cuidado de retirar todos vestígios do iogurte do cabelo.

 

  Tónico balsâmico para o cabelo - esta infusão aplicada depois da lavagem permite ter um cabelo brilhante e com mais volume.

    Ingredientes - 1 colher de sopa de plantas seleccionadas adequadas a cada tipo de cabelo ( ver em baixo ), 1 litro de água, 1 colher de sopa de vinagre de cidra ou de sumo de limão.

   Coloque um litro de água a aquecer num recipiente de inox ou de esmalte e quando levantar fervura adicione acolher de plantas, deixando ferver, em lume brando, durante aproximadamente 15 minutos. Deixe arrefecer e, de seguida, filtre adicionando uma colher de vinagre de cidra ou de sumo de limão. Guarde num frasco e utilize misturando com a água da última lavagem do cabelo tendo o cuidado de, ao aplicar, massajar bem o couro cabeludo para entranhar.

 

   Lista de plantas para cada tipo de cabelo:

   Cabelos secos - salsa (ramos), salva (folhas), urtiga (folhas), malvaísca.

   Cabelos oleosos - alfazema (flores), calêndula (flores), Rosmaninho (flores), Hortelã (folhas).

   Cabelos com caspa - camomila (flores), rosmaninho (flores), salsa (ramos), tomilho (flores).

   Para tonificar o cabelo - calêndula (flores), rosmaninho (flores), salsa (ramos), agrião (folhas), salva (folhas).

 

   Loção para remover a maquilhagem - as duas receitas que se seguem podem ser aplicadas para todo o tipo de peles com a ajuda de algodão em rama.

Infusão de calêndul:

   Ingredientes - 50 g de flores de calêndula, um litro de água.

   Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as flores de calêndula. Deixe infundir, ou seja ferver durante 15 minutos. Coe e utilize.

 

Leite de pepino:

   Ingredientes - 400 g de pepino cortado em pedaços com casca, um litro de água, 30 g de óleo de amêndoas doces.

   Coloque o pepino num recipiente de inox ou de esmalte que contenha um litro de água e leve à ebulição deixando, de seguida, ferver durante 15 minutos. Reduza com a ajuda da varinha mágica até ficar polpa e adicione 30 g de óleo de amêndoas doces.

 

   Infusão para esbater as rugas - deve utilizar-se esta infusão embebendo nela gazes (compressas) que se aplicam todas as noites, durante alguns minutos, sobre o rosto e pescoço limpos.

   Ingredientes - 60 g de pétalas de papoila, um litro de água.

   Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as pétalas de papoila. Deixe infundir durante 10 minutos coando de seguida.

 

 Relaxamento do corpo; Banho de imersão para relaxar - este banho de imersão é preparado utilizando uma infusão concentrada de plantas seleccionadas que depois é adicionada à água quente contida na banheira. A temperatura do banho nunca deve ser superior a 32ºC.

   Ingredientes - 500 g (para um adulto) ou 250 g (para uma criança)de folhas de erva-cidreira, de folhas de malva, de flores de tília e a planta inteira de valeriana, três a quatro litros de água.

   Aqueça três ou quatro litros de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as plantas seleccionadas. Deixe infundir, ou seja ferver durante 15 minutos. Filtre e adicione `agua do banho.

 

Hidratar e dar nutrir o cabelo - Se tem o cabelo seco, baço e sem brilho, experimente, depois do shampoo, e antes do amaciador, passar um pouco de azeite nas pontas! Não só hidrata e nutre, como ainda por cima lhe dará mais brilho! (Não se esqueça é de o retirar cuidadosamente, com água quente, antes de colocar o amaciador.)


Para fechar os poros da face- experimente bater uma clara de ovo em castelo e colocar a mesma durante cerca de 2 minutos na cara! Os poros fechar-se-ão num instante!


 Pele do rosto seca-  experimente a seguinte mistura: junte uma colher de sopa de mel a uma gema de ovo. Mexa bem e coloque a mistura 5 minutos sobre a face! Retire muito bem com àgua tépida, e veja a diferença!


Para estrias - passe todos os dias sobre as mesmas óleo de amêndoas doces! Isto não só vai dificultar o surgimento de mais, como ajuda a "disfarçar" as existentes!


Para esfoliar o corpo - uma vez por semana, junte ao seu gel de banho 2 colheres de açucar. Passe esta mistura suavemente sobre a sua pele, especialmente nas zonas mais àsperas, como os joelhos e os cotovelos! Verá o quão suave ficará a sua pele!


Para cabelos danificados- esmaguem uma banana sem casca com algumas gotas de óleo de amêndoas doces! Depois, é só colocar o preparado sobre os cabelos e deixar actuar durante 10 minutos! A seguir, retirem-no com água tépida, e lavem o cabelo normalmente!

 

 Para manter os cabelos louros- Colocar cascas de duas romãs e sete folhas de nogueira numa vasilha com um litro de água. Deixar ferver por 15 minutos. Lavar os cabelos com essa água.

 

 

 

 

Receitas tradicionais para sexo e potencia sexual

- O homem poderá aumentar o seu  vigor sexual bebendo leite misturado com mel, ginseng e alcaçus


- Misturar manteiga, mel, alcaçus, sumo de erva-doce e leite em partes iguais. Este néctar despertará o vigor sexual.

Receitas tradicionais para a saúde

 

 Inflamação da bexiga- Infusão para a inflamação dolorosa da bexiga -esta infusão deve ser bebida duas a três vezes por dia.

   Ingredientes - 40 g de flores de alteia, um litro de água.

   Prepare a infusão aquecendo até à ebulição um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte. Adicione, nesse momento, as flores e deixe ferver 10 minutos. Coe e beba.

 

Contusões, queimaduras, quistos, abcessos-   Emplastro de batata, que deve levar cerca de metade de batata devidamente descascada e ralada, e uma quantidade razoável de folhas de alface, ou agrião ou espinafre. Só se deve usar uma variedade destas 3 folhas. Misture tudo muito bem e junte farinha de trigo, mexendo tudo até alcançar uma solução pastosa. Coloque a pasta na zona da pele que deseja, podendo deixá-la lá durante 2 até 4 horas. O perido de 4 horas é ideal.

 

Constipação, dores de garganta e tosse esta infusão deve ser bebida morna três vezes ao dia enquanto os sintomas se mantiverem.

   Ingredientes - um litro de água, um limão, cascas secas de cebola, mel ou açúcar a gosto.

   Coloque um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte juntamente com o limão cortado em quartos e as cascas de cebola. Deixe ferver,em lume médio, até cozer o limão e depois filtre. Quando beber adoce com mel ou açúcar a gosto.

 

Descongestionamento das vias respiratórias - devem ser inalados (tanto com o nariz como com a boca) os vapores libertados por esta infusão antes de deitar. Utilizar,se necessário uma toalha a cobrir a cabeça, quando está debruçado sobre a infusão, para concentrar os vapores e obter melhores efeitos

   Ingredientes - 4 folhas de ramos novos de eucalipto, um litro de água.

   Prepare a infusão aquecendo até à ebulição um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte. Adicione, nesse momento, as folhas de eucalipto e deixe ferver 10 minutos.

 

Garganta inflamada e/ou rouquidão - esta infusão deve ser utilizada morna para gargarejar.

   Ingredientes - uma colher de sopa de mel, um quarto de um litro de água.

   Coloque a água num recipiente de inox ou de esmalte e leve a ferver. Nesse momento adicione a colher de mel e deixe ferver, em lume brando,durante alguns minutos. Gargareje com este líquido morno.

 

Hipotensão arterial ("tensão baixa") - esta infusão deve ser tomada na quantidade de duas colheres de sopa cinco vezes ao dia e aumentar a dose sem nunca ultrapassar as vinte colheres por dia. Atenção, quando a pessoa que é hipotensa está a ser medicada para este problema de saúde não deve tomar esta infusão.

   Ingredientes - 20 g de ramos de giesta, um litro de água.

 Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione os ramos de giesta. Deixe ferver durante 10 minutos. Coe e beba.

 

 Hipertensão arterial ( "tensão alta") - esta infusão deve ser bebida três vezes ao dia e, atenção, quando a pessoa que é hipertensa está a ser medicada para este problema de saúde não deve tomar esta infusão.

   Ingredientes - 30 g de folhas de oliveira, um litro de água.

   Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as folhas de oliveira. Deixe infundir, ou seja ferver durante 10 minutos. Coe e beba.

 

Insónia - as infusões que se seguem possuem o mesmo efeito devem ser tomadas ao deitar.

Infusão de alecrim

   Ingredientes - 20 g de alecrim, um litro de água.

   Leve a ferver um litro de água num recipiente (de inox ou de esmalte) . Adicione o alecrim e deixe infundir, ou seja ferver durante 10 minutos. Filtre e beba uma chávena.

 

Infusao de alface

   Ingredientes - 30 g de folhas de alface, um litro de água.

   Coloque a alface num recipiente de inox ou de esmalte que contenha um litro de água e leve à ebulição deixando, de seguida, ferver durante 5 minutos. Coe e beba uma chávena.

 

Infusão de loureiro

   Ingredientes - 15 g de folhas de loureiro, um litro de água

   Leve a ferver um litro de água num recipiente (de inox ou de esmalte) . Adicione as folhas de loureiro e deixe infundir durante 10 minutos. Filtre e beba uma chávena.

 

 Caspa - Ralar uma cebola roxa de tamanho médio, juntamente com a casca de um limão. Esfregar no couro cabeludo e deixar agir por 15 minutos. Enxaguar em seguida.

 

Pedra nos rins - esta infusão deve ser bebida pelo menos uma vez por dia.

   Ingredientes - 20 a 30 g de rama de cenoura, um litro de água

   Ponha a rama de cenoura num litro de água fervente (num reciente de inox ou de esmalte) e deixe infundir durante 10 minutos. Coe e beba.

 

Queimaduras - esta "compressa" vegetal deve ser colocada em cima da queimadura e deve ser renovada quando estiver seca.

   Ingredientes - azeite, folhas de couve.

   Embeba uma face de uma folha de couve em azeite e coloque em cima da queimadura. Não esquecer de renovar, por uma folha nova também embebida em azeite, quando estiver seca.

 

Sistema nervoso como calmante e relaxante - estas infusões possuem todas o mesmo efeito.

Infusão de tília

   Ingredientes - 30 g de flores de tília, um litro de água.

   Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as flores de tília. Deixe infundir, ou seja ferver durante 5 minutos. Coe e beba uma chávena muito quente.

 

Infusão de camomila

   Ingredientes - 30 g de flores de camomila, um litro de água.

   Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as flores de camomila. Deixe infundir, ou seja ferver durante 10 minutos. Coe e beba uma chávena muito quente.

 

Infusão de cidreira

   Ingredientes - 30 g de folhas de erva-cidreira, um litro de água.

   Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as folhas de erva-cidreira. Deixe infundir, ou seja ferver durante 5 minutos. Coe e beba.

 

Pulmões e sangue chá de agrião torrado, ao qual se adiciona mel.

 

Dores -  Com o pão torrado, vinagre quente e vinagre de cidra, faz-se uma papa. Põe-se quente em cima da parte onde dói.

 

Fraqueza-  Ferve-se o agrião com açúcar amarelo e deixa-se ferver até ficar por metade. Deixa-se arrefecer e põe-se no frigorífico. Bebe-se às colheres, três a quatro vezes por dia.

 

Rins e bexiga -  Chá de flor de tojo e carqueja

 

Diarreia - Chá de rabos de zorra

 

Tensão alta - Faz-se um chá com erva cidreira e 3 ou 5 folhas de oliveira.Tomar todos os dias em jejum.

 

Constipação 

 

 Chá de poejos

       Faz-se o chá de poejos e depois adoça-se com rebuçados de mentol.

 

Mezinha de mel

De manhã tomar uma colher de mel.

 

Leite com mel

Aquecer o leite, juntar uma colher de mel e beber quentinho ao deitar.

Pesadelos-  Travesseiro recheado com tomilho evita pesadelos.

 

 

 

 

Members Area